BLOG DO PALÓ - AVIAÇÃO

01 Maio 2009

Este vídeo mostra uma aterragem em Toncontin (Toncontín International Airport (IATA: TGUICAO: MHTG) is a civil and military airport that serves Tegucigalpa, Honduras. It is 6 km away from downtown Tegucigalpa. - Fonte Wikipedia), de um Boeing 737-300 (B733).

 

Não sei o que dizer... Primeiro, o bank angle que o "rapazinho" faz para alinhar com a pista, é algo capaz de deixar os passageiros com o estômago por detrás das orelhas... Juntando à aceleração para poder passar a escassa distância do morro... bem... não sei!

 

Segundo, "comeu" metade da pista numa tentativa de perder velocidade, vencer os ventos e (finalmente) proceder ao touch down,

 

Com uma pista de 1.863 metros, convenhamos que metade é arriscado para tentar uma aterragem.

 

Porquê não abortou? Ora bem, muitas respostas poderão existir para esta pergunta, pouco combustível, atraso no horário, irresponsabilidade do piloto... enfim, you name it...

 

É certo que o ângulo da filmagem pode induzir a erros de paralaxe, mas quero crer que os pneus desse B733 não terão durado muito mais para além desse dia. E o reverse aplicado a fundo?

 

 

 

Comandantes amigos meus já me afirmaram por mais do que uma vez que preferem não utilizar o reverse dos motores, pelo "mal" que causa à vida dos mesmos. O reverse é mais nocivo que o full power usado para a descolagem, dizem os entendidos.

 

Bem... Lá conseguiu o piloto pôr o bicho no chão e pará-lo em segurança. Se tivermos em conta que, poucos meses antes, um A320 fez um "over run" com vítimas a lamentar... bem, deixo as considerações por vossa conta.

 

Mais dados sobre este aeroporto internacional aqui.

publicado por Paló às 04:13

pesquisar
 
Posts mais comentados

feedback
Many thanks.
Hi [Error: Irreparable invalid markup ('<br [.....
Entretanto mande-me uma print screen do parque de ...
Olá !O meu email é tw@netcabo.ptObrigado !Capt
Mande-me o seu email, por favor.
Olá !Os meus parabéns pelo blog e pelo magnifico c...
Caro AlexA minha interpretação ao texto que a F1 c...
Nº de Visualizações
blogs SAPO