BLOG DO PALÓ - AVIAÇÃO

23 Maio 2010

publicado por Paló às 20:19

É de facto impressionante... gostei particularmente do pormenor do pato a mergulhar e do cão de óculos escuros..
Mas há uma coisa que me intriga, para além dos pensamentos que estes pilotos também de ser um pouco "marinheiros": O que é aquela !coisa" branca que eles largam da "barriga"?
Primeiro pensei que fosse daqueles produtos de apagar incêndios, depois pareceu-me que o avião encostava a "barriga" à água sugando-a para algum reservatório e expelindo-a depois. Mas quando vi aquilo que me pareceu uma espécie de cinza e fogo, fiquei aparvalhada..

E aqui estou a pedir umas luzes :)
Trêza a 24 de Maio de 2010 às 10:33

Cara Tereza

Tanto quanto sei, estes aviões têm depósitos por baixo, como disse, na barriga e quando amaram, sem parar, enchem esses depósitos e voltam a levantar voo para ir despejar o conteúdo por cima da zona do incêndio. Tudo isto para se perder o menos tempo possível entre um despejo e um carregamento.

Se reparar bem, quando se fazem à água para recarregar, o nariz do avião nunca desce totalmente, isso porque, primeiro não é necessário, visto estar o depósito na parte de trás e depois, aproveita-se a própria velocidade para fazer entrar a água no depósito, sem que para isso seja necessário qualquer espécie de mecanismo hidráulico.

Das últimas imagens que se vêm neste vídeo, a aeronave larga a água e depois mais dois produtos de cores diferentes, precisamente dos três depósitos existentes. São produtos especiais para apagar o fogo.

Espero não me ter esquecido de nada.

Abraço.
Paló a 24 de Maio de 2010 às 12:28

Muito obrigada pela explicação. :-)
Trêza a 24 de Maio de 2010 às 12:50

pesquisar
 
Posts mais comentados

feedback
Many thanks.
Hi [Error: Irreparable invalid markup ('<br [.....
Entretanto mande-me uma print screen do parque de ...
Olá !O meu email é tw@netcabo.ptObrigado !Capt
Mande-me o seu email, por favor.
Olá !Os meus parabéns pelo blog e pelo magnifico c...
Caro AlexA minha interpretação ao texto que a F1 c...
Nº de Visualizações
blogs SAPO